Tema de Outubro a Dezembro

Importância da Não-violência

A não-violência é entendida e encarada muitas vezes como uma utopia sem consistência, esvaziada de real pertinência histórica, quando não considerada como atitude perigosa porque anti-social. Todavia, estas reservas, no sentido mais comum, resultam de formas mentais (mentalidades) que, acompanhadas por determinadas representações da realidade, não só confundem agressividade com violência, como consideram ser esta inevitável e, em determinadas circunstâncias, uma necessidade dos indivíduos e das sociedades, nem que não seja pela necessidade de defesa e de preservação. Talvez perguntar se precisamos de violência? Trará alguma coisa de bom? Vale a pena?

Sunday, January 23, 2005

Bem perto

Ontem à noite fui surpreendida pelo som de um tiro quando estava à entrada da discoteca Kapital. Não houve feridos e na verdade não cheguei a perceber o que se tinha passado. Sei que no momento não tive consciência do que estava a acontecer, podia ser tudo menos um tiro na bomba de gasolina por onde tinha acabado de passar à breves instantes... Estamos fartos de ouvir notícias destas nos meios de comunicação social mas só quando estamos exageradamente perto é que tomamos consciência do que realmente acontece nos dias de hoje.
São situações como estas que realmente me fazem sentir que é urgente um compromisso com a não-violência.
Para mim uma acção violenta de uma pessoa vem como uma resposta a situações que se tornaram insustentáveis para a dignidade do ser humano. É uma forma de se defenderem de um mundo que foi muito cruel para eles. Não me parece que o ser humano seja violento por natureza, e se o for tem muito poder para transformar essa violência em amor e daí ser feliz.
Contudo, para quem viveu situações extremas de sofrimento é quase impossível conseguir voltar a acreditar na força do amor e do perdão. Talvez com muito amor em resposta e uma vida nova se possam mudar os corações de quem vive revoltado com quem está ao seu lado. Apesar de tudo o que assistimos, acho que todos andamos ansiosos por encontrar alguém ou alguma coisa que nos mostre uma saída para esta espiral de violência, só nos resta continuar a procurá-la.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home